domingo, 20 de janeiro de 2008

Morro dos Conventos - Um Santuário Ecológico

Fotos aéreas do Morro dos Conventos - Araranguá SC.















Fotos tadeu santos - é proibida a reprodução sem a autorização do autor.

Tel. 35221818 / 998850053







Morro dos Conventos e alguns aspectos



Um dos mais belos e significativos ecossistemas do litoral sul do Brasil – um verdadeiro Santuário Ecológico. Situado no balneário do Município de Araranguá/SC, exatamente entre duas capitais, Florianópolis e Porto Alegre, distante 50 KM dos magníficos Aparados da Serra e da Serra Geral e 10 km próximo da BR 101.

A idade da sua formação rochosa é estimada em 200 milhões de anos. Alguns estudiosos afirmam que a outra sua parte quando da separação do continente, encontra-se na África, enquanto que outros acham que está no fundo mar (Lutzemberger era um deles).

A lenda diz que, quando visto pela primeira vez por navegantes, a impressão foi de terem avistado um Convento de Freiras, daí o nome, Morro dos Conventos.

Suas falésias possuem em alguns pontos altura de 100 metros e sua extensão linear alcança aproximadamente 2000 metros, grande parte revestida por vegetação nativa, orquídeas e bromélias. Na parte superior encontra-se a palmeira Trithtinax brasiliensis, de grande importância fitogeografica no País, espécie em extinção, de acordo com REITZ 1961. Na parte inferior, encontra-se uma caverna, onde a lenda diz que, os antepassados ali se escondiam dos seus inimigos e onde também guardavam seus tesouros.
{ vez por outra alguém faz escavações a procura de tesouros }.

As dunas eólicas atingem até 40 metros de altura, mas nunca encostam nas falésias, sempre mantendo uma distância, um fenômeno interessante. Entre as dunas e a falésia existe um riquíssimo pântano onde outrora havia sido um lindo lago. {antes de explodirem a falésia para abertura do acesso à praia }

Entre as dunas da falésia e as dunas primárias próximas da praia, existe uma extensa área de restinga, vegetação fixadora de dunas e de vital importância para o ecossistema local.

Pelo lado norte está localizada a foz do Rio Araranguá que possui duas características únicas e curiosas:
· É um dos dois rios do planeta que muda de cor até duas vezes no mesmo dia, alternando entre o azul e o verde.
· A sua foz é mutável, atualmente esta andando na direção norte numa média de 300 metros por ano ( de 1990 até 2002, andou 3km).

Este estuário possui o último limite austral dos manguezais da América do Sul.

Próximo a foz está situada a comunidade de Ilhas, habitada por pescadores nativos e rendeiras.

Um dos passeios que provocam o visitante é a caminhada no estreito de 5 km entre o Mar e o Rio até o encontro dos dois, local preferido dos pescadores pela presença constante dos Botos que trazem os cardumes de peixes.

Do alto do Morro, junto ao Farol, pode-se avistar no período de julho a outubro, as Baleias Francas brincando com seus filhotes na primeira parada da sua rota migratória, haja visto haver uma placa do Projeto na parte superior próximo ao Farol. Recentemente foi criada a Área de Proteção Ambiental - APA da Baleia Franca, quando deveria o limite inicial ser no Morro dos Conventos, por razões ainda desconhecidas passou a ser a praia limítrofe do Rincão.

No entorno do Morro dos Conventos, num raio de 10km, encontra-se também um riquíssimo sistema de terras úmidas, várias áreas com remanescentes da mata atlântica (...a do Maracajá - 104 hectares e do Fundo Grande, Lagoão e Caverá – 2000 hectares aproximadamente ) e um complexo lagunar, formado pelas Lagoas da Serra, dos Bichos, Mãe Luzia e do Caverá.
É através deste importante sistema de lagoas de água doce, percorrendo em paralelo o litoral sul do Brasil, com inicio na Palhoça/SC, no Parque Estadual do Tabuleiro, passando por Laguna, Araranguá, Sombrio, Torres, Osório até Lagoa dos Patos/RS. (áreas de interesse da UNESCO)

Todo este riquíssimo ecossistema sofre com a poluição dos resíduos peritosos do carvão, onde já foi captado pH 3,9 na foz do Rio Araranguá.


Tadeu Santos
Ambientalista
Ara- 16/01/2002

Quem sou eu

Minha foto
Nascido em 22/07/1951, em Praia Grande/SC, na beira do rio Mampituba, próximo às encostas dos Aparados da Serra, portanto embaixo do Itaimbezinho, o maior cânion da América do Sul, contudo, orgulha-se de haver recebido em 2004, o Título de Cidadão Araranguaense. Residiu em Fpolis onde exerceu por dez anos a função de projetista de edificações e realizou o documentário em Super 8 sobre as eleições pra governador em 1982, onde consta em livro sobre a história do Cinema de SC. Casado, pai de dois filhos (um formado em Cinema e outro em História) reside em Araranguá. Instalou uma das primeiras locadoras de vídeo do estado. Foi um incansável Vídeomaker e Fotógrafo. Fã de Cinema sempre. Ativista ambiental da ONG Sócios da Natureza (Onde assumiu a primeira presidência do Comitê da bacia hidrográfica do rio Araranguá – na época um fato inédito no ambientalismo). É um dos autores do livro MEMÓRIA E CULTURA DO CARVÃO EM SANTA CATARINA: Impactos sociais e ambientais. www.vamerlattis.blogspot.com